“A parceria que a José Maria da Fonseca Vinhos tem com a Ibermeteo é uma aposta ganha. Os dados agrometeorológicos que nos são disponibilizados permitem tomadas de decisão com um conhecimento e uma eficácia relevante, quer a nível económico quer a nível qualitativo. O conhecimento, por antecipação, do que poderá acontecer do ponto de vista meteorológico é uma vantagem significativa na gestão da viticultura da JMF. A Ibermeteo demonstra uma postura proactiva sempre na procura de disponibilizar novas ferramentas que possam melhorar a eficácia da utilização dos dados.”
JMF (José Maria da Fonseca)
“Os serviços de previsão meteorológicos para a agricultura são no nosso entender de extraordinária importância, no que principalmente, à fruti e viticultura dizem respeito. Para além de uma simples previsão, a Ibermeteo fornece dados técnicos importantes para a protecção fitossanitária, do pomar e da vinha, dos quais resultam vantagens para os agricultores, não só na eficácia da protecção, mas como na economia de custos, facilitando ainda a aplicabilidade das boas normas ambientais e práticas agrícolas. Com uma previsão meteorológica eficaz, a par de uma eficiente assistência técnica, permite-nos combater os inimigos das culturas mais facilmente, com menos custos, melhorando-se qualitativamente as produções, respeitando o ambiente, os consumidores e os próprios agricultores. Sem uma previsão detalhada do tempo, torna-se mais difícil uma eficaz protecção fitossanitária, em muitas espécies frutícolas.”
Antigo Presidente da AFBT (Associação de Fruticultores da Beira Távora)
"O serviço de climatogramas prestado pela Ibermeteo, é uma ferramenta muito útil de consulta imediata e simples que nos fornece informações de históricos de medias de anos anteriores comparando directamente e de forma objectiva com o ano decorrente.
Com este tipo de serviço temos mais uma ferramenta na ajuda/apoio ao Viticultor.
Esta informação dos climatogramas complementada com o apoio dos Boletins e serviço de acompanhamento meteorológico, é sem duvida uma ferramenta útil para os viticultores e para a região."
"Os dados dos climatogramas são muito importantes pois permitem aos produtores um acompanhamento mais pormenorizado das alterações verificadas ao longo do ano e, por comparação com anos anteriores, poder afinar as suas intervenções na vinha. Com a acumulação desses dados ao longo dos próximos anos poder-se-ão estabelecer algumas correlações entre pluviosidade e temperatura por um lado e doenças das vinhas e tempos de maturação por outro."
Quinta dos Roques